A TLA/Telefonia Local de Aljustrel – Cooperativa de Informação e Cultura, C.R.L., é uma rádio de âmbito local do Concelho de Aljustrel que pauta a sua atividade pela defesa dos interesses da Vila e do Concelho assim como de toda a região de uma forma abrangente.
1. OBJETIVOS GERAIS
A atividade radiofónica da TLA/Telefonia Local de Aljustrel visa:
1.1 - Promover e desenvolver a identidade e cultura local, regional e nacional.
1.2 - Promover culturalmente as populações onde a Rádio está inserida.
1.3 - Defender e divulgar o património cultural da região.
1.4 - Informar com imparcialidade, pluralismo, objetividade e rigor, rejeitando em absoluto o sensacionalismo noticioso e o favorecimento de pessoas, grupos e associações.
1.5 - Constituir-se como meio de diversão e ocupação dos tempos livres dos ouvintes, através dos espaços musicais e de entretenimento, dos programas desportivos, bem como com a realização de iniciativas de índole cultural.
1.6 - Difundir publicidade comercial, assumindo-se como um agente de desenvolvimento da região.
2. TEMPO EMISSÃO
A TLA/Telefonia Local de Aljustrel emite, 24 horas por dia, de segunda a domingo.
3. PROGRAMAÇÃO
3.1 - A programação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel consta da grelha aprovada pela Direção e tem uma duração anual. No final de cada semestre proceder-se-á aos ajustes e alterações achadas por convenientes.
3.2 - Os programas são da responsabilidade dos realizadores.
3.3 - Todos os programas a emitir carecem de aprovação do diretor de programação, mediante proposta escrita dos realizadores.
3.4 - A música a transmitir será variada, com predominância da música portuguesa e sempre no respeito das quotas determinadas pela legislação.
3.5 - A programação deverá respeitar os objetivos explicitados no ponto 1, tendo sempre em conta o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos e pelos valores da moral e dos bons costumes.
4. INFORMAÇÃO
A informação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel, tanto de caráter local e regional, merece lugar de destaque, visando os seguintes objetivos:
4.1 - Noticiar, com objetividade e isenção, todos os acontecimentos considerados atuais, importantes e significativos para a vida da nossa comunidade.
4.2 - Divulgar documentação informativa proveniente de organismos oficiais ou particulares que tenha o público como destinatário (editais, avisos, comunicados, apelos, etc.).
4.3 - Divulgar iniciativas e acontecimentos promovidos por entidades públicas ou privadas, desde que respeitem as liberdades dos cidadãos, não colidam com os valores morais socialmente aceites e não tenham intuitos lucrativos (festas, atividades culturais e desportivas, etc.).
A informação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel concretiza-se segundo as seguintes modalidades:
1 - Noticiário - realizado a partir do estúdio
2 - Reportagem - realizada em “direto” a partir do local do acontecimento.
3 - Entrevista - realizada quer em estúdio quer no exterior.
4 - Debate - realizado em estúdio ou local previamente equipado para o efeito.
1. Noticiário
1.1. São emitidos 4 noticiários diários de âmbito local e regional (às 09:00 horas, 12:00 horas, 15:00 horas e 18:00 horas – de segunda a sexta feira, e aos Sábados e Domingos às 09:00 horas, 14:00 horas e 19:00 horas, produzidos, em estúdio, pelos jornalistas e responsáveis do departamento de informação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel.
1.2. Os noticiários produzidos pela TLA/Telefonia Local de Aljustrel serão prioritariamente resultantes da pesquisa e recolha das suas jornalistas, quer no local do acontecimento, quer por outro meio disponível.
1.3. Todas as notícias não produzidas conforme o descrito em 2.1. devem, obrigatoriamente, ser confirmadas, antes de serem emitidas.
1.4. Sempre que o acontecimento a noticiar envolver várias correntes de opinião, todas as partes devem ser ouvidas e gravadas (mesmo que não se destinem a ser emitidas).
1.5. Sempre que se justifique, as notícias serão complementadas com registos magnéticos (RM) ou “diretos” realizados com os protagonistas ou responsáveis pelos acontecimentos.
2. Reportagem
2.1. A Reportagem destina-se a produzir informação em direto, dos acontecimentos considerados relevantes para o Concelho de Aljustrel e Região do Alentejo.
2.2. Uma reportagem realiza-se por iniciativa de qualquer membro do departamento de informação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel mas terá, obrigatoriamente, o parecer favorável do diretor responsável pelo departamento.
2.3. Toda a reportagem se baseará num planeamento previamente elaborado em guião próprio para o efeito.
3. Entrevista
3.1. Toda a entrevista terá por base um guião em que figurem os objetivos da mesma e as perguntas a colocar ao entrevistado.
3.2. Se o entrevistado o solicitar, o realizador da entrevista deve fornecer-lhe as perguntas, com a antecedência requerida.
3.3. Toda a entrevista deve ter um tempo de duração previamente acordado com o entrevistado, para que o departamento de programação possa fazer a gestão da “grelha”.
4. Debate
4.1. Ao debate aplicam-se todas as regras do número anterior, tendo em consideração a pluralidade dos participantes.
4.2. O debate terá sempre um moderador que, em circunstâncias especiais, poderá ser um convidado.
5. INFORMAÇÃO EXTERNA
A TLA/Telefonia Local de Aljustrel emite quatro serviços informativos de âmbito nacional (às 08:00 horas, 10:00 horas, 14:00 horas e 16:00 horas), e dois programas desportivos “Bola Branca” (às 12:45 horas e às 18:15 horas.), em simultâneo com a estação emissora Rádio Renascença, mediante o acordo previamente estabelecido.
6. REGRAS
6.1 - Aos membros do departamento de informação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel exige-se um comportamento exemplar no desempenho das suas funções, acrescido da responsabilidade inerente ao poder de utilizar um meio de comunicação acessível a muitas pessoas.
6.2 - A jornalista da TLA/Telefonia Local de Aljustrel deve identificar-se sempre que lho solicitem.
6.3 - A jornalista da TLA/Telefonia Local de Aljustrel não pode emitir informação que lhe chegou com a indicação “off the record”.
6.4 - As notícias a emitir em noticiários devem ser escritas, conter um título, um “lead” e um corpo e respeitar a regra: quem? O quê? quando? onde? como? porquê?
6.5 - A divulgação de informação enviada por terceiros será sempre objeto de apreciação por parte do responsável do departamento de informação, para definição do modo de emissão e o número de vezes a emitir.
6.6 - Os comunicados de partidos políticos, sindicatos, associações cívicas ou confissões religiosas não serão emitidos integralmente, sendo resumidos a um espaço máximo de 15 linhas e emitidos 2 vezes, no mesmo dia ou em dias diferentes.
7. PRIORIDADES
7.1 - As prioridades da informação decorrem da atualidade, importância e significado dos acontecimentos, mas a título de exemplo pode definir-se a seguinte ordem:
a) Notícias locais (institucionais, pessoais, desportivas)
b) Notícias regionais com implicâncias locais
c) Notícias nacionais com implicâncias locais
d) Notícias regionais
e) Divulgação de assuntos referenciados em 1.2. e 1.3.
7.2 - A informação tem prioridade relativamente a outra programação pelo que a sua emissão fora do horário que lhe é destinada, através de “flashes informativos” e só deve ter lugar se a importância do assunto o justificar.
8. CONCLUSÃO
A credibilidade da programação e informação da TLA/Telefonia Local de Aljustrel advém-lhe da isenção, imparcialidade e seriedade com que são tratados todos os assuntos, pelo que não é legítimo a qualquer realizador, jornalista ou colaborador ignorar ou atropelar os princípios expressos neste documento. Os infratores serão alvo de procedimento disciplinar.
Todos os diretores da TLA/Telefonia Local de Aljustrel comprometem-se a assegurar o respeito pelo rigor e pluralismo informativo, pelos princípios da ética e da deontologia, assim como pela boa fé dos ouvintes.
Aprovado pela Direção da TLA/Telefonia Local de Aljustrel – Cooperativa de Informação e Cultural, CRL, em Aljustrel, no dia 01 de Julho de 2010.